terça-feira, 6 de abril de 2010
Desafio Diagnóstico - Eletrocardiograma
Posted on 18:59 by CARDIOLIGA - UNIRIO
Paciente de 80 anos com quadro de tonteira seguida de queda da própria altura a qual lhe ocasinou uma fratura de quadril. Foi encontrada com pulso fraco e com o seguinte ECG. Os cirurgiões desejam operá-la, porém o anestesista não está satisfeito. O que o ECG mostra e o que deve ser feito?
Enviado por Bruna Costa Lemos Silva em 06/04/2010. Resposta prevista para o dia 12/04/2010.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 Response to "Desafio Diagnóstico - Eletrocardiograma"
Poh logo o primeiro.
Vamos ver.
Na minha humilde opinião é um Bloqueio AV de 3°grau,acho até mais pela morfologia em V4 V5 V6.
O eixo está desviado para o 2° quadrante.
Isto explica a tonteira, pois o BAV gera um baixo Débito cardíaco
Conduta na minha opinião é colocar um marcapasso definitivo antes mesmod e operar a fratura.
Posso tá falando maior besteira, mas ta aí!!
legal vitor!!mtu plausivel sua hipotese!!todos concordam c ele??bruna
Não descarto a possibilidade do Vitor, mas será que não tem um bloqueio de ramo esquerdo?!
Bem essa é minha opinião!!!
Kd a galeraaaa!!!
Bom, eu concordo que tem um disturbio de conducao cardiaco (um bloqueio ) , mas vou com o Diogo, acho que temos um BRE e de 2 grau. O ritmo ligeiramente sinusal e alternado depois para um tracado de onda R entalhada em aVR D3 e V1 e essa morfologia e comum em BRE. Geralmente, o BRE piora o prognostico de um IAM, mas como a doente nao suprou, descartamos essa hipotese. O BRE diminui a funcao sistolica do VE (atraso de conducao) e piora o DC entao, acho que deveriamos dar drogas de efeito inotropico para melhorar o debito cardiaco.
Acho que falei muita asneira, mas e minha opiniao!! rsrsrsr....comentem ae galera!!
Renato
Oie gente!!
Olha, eu nao excluo a hipotese do Renato e do Diogo do BRE, tambem pq pode ter um BRE associado...no entanto, acho q o traçado mostra mesmo um BAV!!! So nao estou conseguindo definir se eh um BAV de 2o (Mobitz I) ou 3o grau, pois percebo algumas derivaçoes mostrando a onda P proxima do QRS e em outras, ela mais afastada!! Como nao tem uma derivaçao com tempo mais prolongado, nao posso afirmar nem negar q tenha afastamento progressivo do intervalo PR!!!
Com isso, acredito mais na hipotese do Vitor de ser um BAV de 3o grau, pois o QRS alargado e onda T deformada em algumas derivaçoes (V4, V5 e V6), associados a ondas P bloqueadas (neste caso, acho q to vendo em aVR, aVL e aVF, mas nao tenho certeza), sugerem mais essa anormalidade!!!
O baixo debito do BAV, associado a FC de aproximadamente 45bpm, justificam a clinica e a conduta dos anestesistas....
Acho q deveria ser instalado um MP provisorio para realizar a cirurgia ortopedia, e encaminhado um parecer para cardiologia pra avaliar possibilidade de colocar MP definitivo!!!!
Nossa....falei demais....rs
Resposta:
Diagnostico: BAV 3 grau
Conduta :Marcapasso definitivo
Gente presta atençao a onda P esta completamente dissociada do QRS, as vezes esta antes do qrs outras em cima de t....alem disso o padra de BRE em V1 e QS e nao R....
Leave A Reply